Você sabe como o vírus é transmitido?

O contágio ocorre de pessoa para pessoa ou pelo contato com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O que pode ser feito para prevenir-se?

Para evitar o contágio pelo coronavírus – e outros tipos de infecções respiratórias –, a recomendação é lavar bem as mãos com água e sabão, por cerca de 20 segundos, e a cada duas horas. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel. Outras recomendações são:

  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O que deve ser um caso suspeito?

Conforme a definição do Ministério da Saúde, para ser considerado caso suspeito, o paciente deve ter:

  1. Febre;
  2. Tosse ou dificuldade para respirar; e
  3. História de viagem para área com transmissão local, ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.

Onde é realizado o exame?

O Grupo Ciac processa um exame que detecta o coronavírus. Com o objetivo de assegurar a indicação do exame aos pacientes com efetiva suspeita de diagnóstico do COVID-19.

O coronavírus 2019 (2019-nCoV) é um novo vírus que causa doenças respiratórias em humanos e pode se espalhar de pessoa para pessoa. Este vírus foi identificado pela primeira vez durante uma investigação sobre um surto de doença respiratória em Wuhan, China. O Coronavírus Covid-19 é uma doença altamente contagiosa de natureza viral grave, transmitida por via respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos). Os sintomas do Covid-19 são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para aumentar a probabilidade de detecção da infecção por 2019-nCoV, recomenda-se a coleta de amostras biológicas do trato respiratório superior e/ou inferior. Frente a caso suspeito, as amostras devem ser coletadas o mais rápido possível e seguir o protocolo laboratorial definido pelo ministério da saúde. Atenção para atualizações frequentes do protocolo do ministério da saúde.

Este teste realiza a pesquisa do patógeno 2019nCoV por meio de PCR em tempo real.
 
Prezados clientes, por gentileza atentar que o prazo do exame deve ser considerado a partir da chegada da amostra na unidade molecular.

Em caso de dúvidas a equipe de assessoria estará à disposição.